Qual seria o maior obstáculo para uma pessoa interessada no autoconhecimento e como superá-lo? (Jonas Masetti)
(Glória) O primeiro obstáculo é não discernir o que você está buscando.
Fora isso, um obstáculo é a prática de dispersão da mente, porque a nossa sociedade leva a nos distrair muito, e temos pouca paciência. Essa mente que se distrai e quer tudo rápido é um obstáculo para o momento presente.
Temos de ter paciência e viver o presente tal como ele é. Os obstáculos estão na mente. Na época em que comecei, esse conhecimento quase não era disponível. Agora é, mas não temos tempo nem espaço na mente para isso.
Qual a relação entre os vedas, o vedanta e a pratica de Yoga(asanas/posturas)? (Jonas Masetti)
Onde o Yoga e o Vedanta se encontram? (Marcio Assumpção e Rosangela Bassoli)
(Glória) Yoga e Vedanta estão nos Vedas.
O Yoga aparece nas Upanishads, mas não só como os oito membros de Patañjali, e mais como na Bhagavadgita, um estilo de vida que envolve várias práticas. O Vedanta é o estudo e o Yoga é o estilo de vida. Eles estão juntos. Ambos fazem parte da tradição védica, que é o corpo de conhecimento dos Vedas e de conhecimentos que nasceram dos Vedas, como Yoga, Ayurveda, dança e musica. O estudo dos Vedas começa com uma analise chamada Purushartha nishcaya: o ser humano busca quatro coisas: o prazer, segurança, ação correta (dharma) e liberação, plenitude (moksha).
Antes de qualquer estudo, os Vedas fazem esta analise de qual é o objetivo principal da vida. Então, focando nele, que é a liberação, é necessário saber qual o meio para ela: o autoconhecimento nos textos de Vedanta e toda uma vida de Yoga, na forma de Karma Yoga, da relação com Ishvara (o Todo, Deus), da meditação.
Tudo isso, Yoga e Vedanta, faz parte dos Vedas e do meio para atingir essa liberação final.
(...)
![]() |
Gloria Arieira, professora de Vedanta e Sânscrito no Rio de Janeiro - www.vidyamandir.org.br |
Forte abraço!
Om
Namastê _/\_
Nenhum comentário:
Postar um comentário