Bons Fluidos – maio/2009
Meditar é como se buscássemos o paraíso deste espaço entre os pensamentos.Fui no Encontro de Meditação com o Prof Marcos no Mandala em Taubaté, fui não, fomos :) - eu, a Luciana Azeredo e a Débora Guruji, lá estavam entre outros, a Gisele Consoli, amiga/parceira.
O Marcos nos mostrou uma técnica (das diversas que existe) de meditação onde: estando em uma postura de meditação confortável – sukhasana, padmasana, swastikasana ou até mesmo sentado em uma cadeira – principalmente seus joelhos devem ficar abaixo do quadril e assim se for necessário, sente-se em mantas, bolsters, etc., devemos manter a coluna ereta, fechamos os olhos, mãos descansam nas coxas... a técnica: conte mentalmente de 1 a 10 (respirando...números impares na inalação e números pares na exalação), no meio do caminho esta contagem mental pode se desviar e então você volta no começo sempre, até o fim da meditação.
No meu caso, costumo colocar o celular pra despertar dentro de 10minutos e/ou um tempo determinado – com um toque de alarme suave é claro! rsrs
O efeito é a estabilização das oscilações e atividades da mente e conseqüentemente uma maior clareza mental, novamente: alegria.
Pense em uma sala cheia de papeis soltos e em seus quatro cantos, ventiladores super potentes funcionando a todo vapor...ou seja, muitos papeis voando e você dentro...Alguns minutos depois, ventiladores desligados e papeis organizados em pilhas devidamente enfileiradas...paraiso...penso que é o que a meditação faz com nossa mente.
Outro exemplo:
Mar revolto, tempestade de vento....depois: céu azul, mar tranqüilo ou com ondas suaves...paraiso.
Em Iyengar Yoga trabalhamos a meditação nos asanas, as ações internas ditadas pelo professor e a permanência faz com que nos mantemos dentro do asana, meditando, logo o objeto para estabilizar a mente, desta vez, passa a ser o corpo e o asana.

“O corpo é o único instrumento concreto sobre o qual você pode concentrar-se. O corpo cria condições para a introspecção e meditação” — B.K.S. Iyengar
Forte abraço e MEDITE!
Namastê.


Nenhum comentário:
Postar um comentário