terça-feira, 31 de janeiro de 2012

4/15 – Menopausa light

A Yogaterapia hormonal tem sido usada com grande sucesso para aliviar os incômodos dessa fase da vida, quando a mulher se depara com freqüentes ondas de calor e perda de libido. “As posturas agem principalmente sobre os ovários, a hipófise, a tireóide e as glândulas supra-renais, estimulando o aumento dos níveis de estrógeno, hormônio que cai significativamente com a suspensão da menstruação”, explica a criadora do método, a yogaterapeuta Dinah Rodrigues. Entre as posturas indicadas estão as extensões, as flexões e as torções de tronco, que fortalecem a musculatura da região pélvica e dos órgãos reprodutores.
Bons Fluidos - 2009

Salamba Sarvangasana

Inicío este comentário com as palavras de Humberto Meneghin do blog http://yogaemvoga.blogspot.com/ em seu texto sobre este assunto:
Foi uma grande surpresa notar que após a primeira aula de Yoga Terapia Hormonal as praticantes já se sentiam extremamente renovadas. Em seus olhos e na expressão de contentamento que transmitiam podia-se visivelmente notar que haviam redescoberto dentro de si uma nova mulher. Uma nova mulher que até então se encontrava escondida, estressada, mergulhada na ansiedade, em preocupações e sobretudo nem se dando conta que já começava apresentar uma baixa hormonal significativa.


Yoga Terapia Hormonal não é só um método criado por Dinah Rodrigues, mas é “o” método criado para mulheres, esta yogaterapeuta percebeu que conforme foi montando suas aulas para mulheres, mediante seus estudos, havia resultados satisfatórios e descritos claramente por suas alunas, foi então que resolveu fazer uma pesquisa séria e de grandes proporções que resultou neste método (1993). http://www.dinahrodrigues.com.br/yoga/resultados.htm


No método Iyengar nossa Guruji Geeta Iyengar é grande inspiração e fonte de conhecimento para o Yoga para mulheres.
(...)Vocês sabem que para muitas mulheres existe fadiga se correr do trabalho ou dos afazeres do lar para a aula de Iyengar yoga. Muitas vezes durante o ciclo da menstruacao a mulher pensa se deve ou não ir para aula com a sensação de mais letargia, pouca energia. Inicie sempre com Uttanasana quando vier essa letargia e ou os calores da menopausa. Inicie com Adho Mukka Svanasana que serve para todas as pessoas em estado mais cansado.
Por isso quando a energia esta baixa não é bom iniciar com as posturas deitadas e flexões para frente, recarregamos as baterias em Tadasana, Uttanasana, Adho Mukka Svanasana, Parsvottanasa, Prasarita Padottanasana.(...)Geeta Iyengar, http://iyengaryogasaopaulo.com.br/artigos/iyengar-yoga/iyengar-yoga-aula-para-mulheres-por-geeta-iyengar-2.html

Forte abraço!
E sempre: ‘Palavras não são suficientes para expressar o valor do Yoga – ele tem que ser experimentado.’ B.K.S. Iyengar

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

3/15 – Quilos a menos na balança

As modalidades que mais mandam quilos extras embora são a power yoga – técnica que combina seqüências de posturas aleatórias com respiração dinâmica – e a ashtanga vinyasa yoga, séries fixas de movimentos com graus progressivos de dificuldade. “Em aulas intensas, é possível perder até 600 calorias”, contabiliza Júlio Fernandez, da escola de yoga Shiva Point. Ambas são ainda eficientes para trabalhar a capacidade respiratória em favor do emagrecimento. O controle da inspiração e da expiração do ar ajuda diminuir a ansiedade e, por tabela, o desejo de comer.
Bons Fluidos – maio/2009

Power Yoga é uma técnica vigorosa e agradável, uma combinação única de movimentos fortes e fluidos, acoplados a uma respiração dinâmica. A prática é tridimensional, pois trabalhamos o corpo, a respiração e a consciência. http://www.arunayoga.com.br/

Ashtanga vinyasa yoga é uma forma antiga e tradicional de yoga. Se diferencia das demais técnicas por ter uma seqüência fixa de movimentos que devem ser executados de maneira bastante dinâmica. É uma técnica que purifica o sistema nervoso, levando o praticante a redescobrir, gradualmente, o próprio potencial físico e psicológico. http://www.centrovidya.com.br/







Iyengar Yoga não foi citado neste item, também é intenso dependendo da aula e do objetivo, por exemplo, uma aula focada nas posturas em pé – que são essenciais para o aprendizado básico desta modalidade – é tão intensa no foco do alinhamento e ações internas nas articulações e músculos, que o suor é gerado, a concentração é intensa e o resultado extremamente satisfatório, resultando em um Savasana realizador.http://papodeyoga.blogspot.com/2010/09/o-que-e-o-yoga-e-iyengar-yoga.html

Em todas as linhas de yoga a ansiedade é tratada, principalmente, através dos Pranayamas e dos Asanas, o controle da inspiração e expiração é o “carro chefe” deste tratamento e já é sabido que a ansiedade é uma das principais causas de obesidade e compulsão alimentar.

Outra movimento yogue que ajuda nesta questão de emagrecimento é a prática diária de Surya Namaskar – Saudação ao Sol, além da transformação pessoal esperada e certeira, esta prática traz uma harmonia corporal muito eficiente,

A saudação deve ser executada com respeito, devoção e admiração, de preferência ao nascer do Sol (mas pode ser no seu momento de despertar ), com o objetivo de realizar 12 ciclos, começando com o numero que for melhor, dependendo de sua capacidade e resistência, e ainda, podendo dobrar o numero do objetivo – se assim preferir.

Surpreendente não?!?!
Forte abraço!
Namaskar_/\_

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

2/15 - Maior percepção do corpo

O yoga é poderoso para ampliar a consciência corporal, que se estende também para fora da sala de aula. “Com o tempo, o praticante consegue detectar os sinais mais evidentes de tensão muscular”, informar César Deveza, especializado em medicina ayurvédica. “Ao se tornar autoconsciente do corpo, a pessoa é capaz de controlar melhor as situações de estresse.” E será mais fácil perceber vícios de postura, como sentar ou andar projetando o abdômen para a frente.
Bons Fluidos – maio/2009
Você já deve ter visto alguém andando de modo altivo, confiante, “topo da cabeça para o alto”, pose de nobre misturado com positividade, um andar que você achou lindo...
Perguntou pra pessoa se ela pratica alguma atividade física? E a resposta, qual foi?
Provavelmente deve ter sido: Pratico yoga!
É isto: coluna ereta na maioria do tempo e olhar no horizonte.
A prática de yoga traz consciência corporal e por isto toda e qualquer tensão muscular é sentida e melhor ainda, o praticante busca tirá-la.
Quando você pratica yoga passa a ter a “mania” de ter o corpo sem tensões, engraçado?!?! Como costumo dizer: especial. Na verdade seu corpo passa a ter inteligência neste sentido.
Você percebe o praticante de yoga em meio a população através da quantidade de vezes que ele alonga os braços, se espreguiça, gira o pescoço pra tirar a tensão e etc..

Nosso corpo necessita de liberdade, palavra chave no yoga, tradução do objetivo.

Com o yoga buscamos espaço no corpo e liberdade na ação, praticando esta busca as tensões e os vícios de posturas não são bem vindos, e o melhor é que não trata-se de uma mudança de comportamento por força da disciplina ou do policiamento de ações, mas, de uma transformação natural, espontânea e concisa.
*Cultivar os recursos em si mesmo para renovação.

Forte abraço!
Namaskar

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

1/15 - Músculos fortes

Muita gente ainda acredita que o yoga é apenas uma técnica de relaxamento. Nada disso. Ela movimenta cada pedacinho do corpo. E, por isso mesmo, está presente na grade de aulas de muitas academias no país. Seu grande apelo é fortalecer e alongar os músculos, beneficiando o corpo como um todo – o que geralmente não ocorre em modalidades como a musculação, principalmente quando esta é feita de maneira exagerada. Além de forte, com o yoga, o físico fica harmonioso, flexível e equilibrado.
Bons Fluidos – maio/2009

Quando comecei a praticar muitos amigos diziam que eu estava emagrecendo, que meu corpo estava mais bonito e etc...Mas, como?!?! Pensava eu... Yoga não emagrece, um exercício “leve” e gostoso, saio quase levitando da aula...e ainda: não via diferença nos números da balança (ainda), e as pessoas insistindo nisto.
O que acontecia: meu corpo estava se organizando, postura dele entrando no lugar, massa corporal tomando lugar de gordurinhas e músculos mais fortes.
Eu mais forte! Por dentro e por fora .
Músculos fortes com o yoga é real, ainda que lentamente e ainda que sua linha (Iyengar, Vinyasa, Power, Ashtanga, Hatha Tradicional, Kundalini, Hatha Vinyasa, etc) não seja das mais intensas, fisicamente falando.
Mas sobre este motivo apenas tenho a dizer que o músculo que mais se fortaleceu dentre de mim até hoje com a pratica do yoga foi o músculo (involuntário) do coração. E o fortalecimento continua, crescente e cosntante.
Forte abraço!
Namaskar _/\_

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Lista sobre Yoga :)

Queridos,
Vamos recomeçar o ano com mais uma lista de bons motivos pra praticar Yoga?
Se bem que conforme Guruji B.K.S. Iyengar diz e confirmamos com nossa prática: ‘Palavras não são suficientes para expressar o valor do Yoga – ele tem que ser experimentado.’
A lista que passarei conta com 15 itens, infomados pela revista Bons Fluidos em maio de 2009; tenho que confessar algo: desde que me conheço por gente assino sempre alguma ou algumas revistas, algumas antigas mantenho comigo e as folheio periodicamente, são como parte de uma coleção. Lógico que já mandei muitas revistas para reciclagem e bancas de segunda mão, já que me conheço por gente há algum tempo...rsrsrs - Queria apenas compartilhar isto no blog, obrigada.

Chega de "balela" não é?!?!?! :)
Vou colocar nesta postagem o inicio do artigo que é, lógico, de grande valia e nas proximas vamos colocando cada motivo, comentando e etc.
 
15 bons motivos para fazer Yoga

Se você não gosta de mexer o corpo, renda-se a essa técnica milenar que alinha corpo, mente e espírito e é deliciosa de praticar.
Importada da Índia, poucas práticas de vida são tão completas quanto esta. Além de trabalhar corpo, ela alimenta o espírito com a riqueza de uma filosofia inspirada por mestres e sábios de muitas épocas. A seguir, especialistas enumeram os benefícios que a modalidade tem a oferecer ao organismo, a alma e a auto-estima.

Vamos em frente!
Forte abraço.
_/\_ Namaskar

domingo, 8 de janeiro de 2012

Estudar e ensinar



Havendo ensinado os Vedas, o professor instrui o estudante:
Fale a verdade. Pratique o dharma. Não negligencie o estudo.
Leve um presente aceitável para o professor
e não interrompa a linha da progênie.
Não seja negligente com a verdade.
Não seja negligente com a virtude.
Não seja negligente com a riqueza.
Não seja negligente com a prosperidade.
Não seja negligente com o estudo e o ensino.
Retidão, e também estudar e ensinar.
Veracidade, e também estudar e ensinar.
Austeridade, e também estudar e ensinar.
Auto-controle, e também estudar e ensinar.
Serenidade, e também estudar e ensinar.
O fogo do altar, e também estudar e ensinar.
O ritual do fogo, e também estudar e ensinar.
Hóspedes, e também estudar e ensinar.
Humanidade, e também estudar e ensinar.
Descendência, e também estudar e ensinar.
Procriação, e também estudar e ensinar.
Taittiriya Upanishad.
(publicado originalmente no site http://www.yoga.pro.br/ )
ilustração: http://kuviamatkalta.blogspot.com/

domingo, 1 de janeiro de 2012

Finalmente falo do...

Workshop de Iyengar realizado em Pinda, desculpem a demora, mas queria escrever com calma,  mesmo que escrevesse algo que já foi falado várias vezes, afinal, este dia maravilhoso foi em 27 de novembro ultimo :)

Só temos a agradecer a Analu pela aula inspiradora e surpreendente para nossos alunos e praticantes aqui do Vale... foi especial!
Apenas no momento que Analu chegou foi que caiu a ficha pra mim que o dia tinha chegado...rsrsr





 O Centro Comunitário Nanci Borges - local onde eu dava  aulas ficou tomado de praticantes.
O dia estava propício.
Uma aula detalhada de Iyengar, uma apresentação de Iyengar Yoga.
Foram três horas que passaram muito rápido, poucas posturas, porem muitos detalhes e muitas ações internas, reflexões a fazer, saímos de alma lavada - ao menos todos os comentários me levaram a este resumo de sensações, satisfação e alma lavada. E, como não podia deixar de ser: gostinho de quero mais.




Os alunos comentaram muito depois, reconheceram em nossa mestra (minha e da Gisele) nossas palavras... Presença forte, palavras especiais, aprofundamento, ternura foram elogios que ouvimos para Analu e muito mais...

Já Analu, gostou muito de ter vindo, adorou a energia dos praticantes, elogiou nossos alunos...enfim, como disse no final do Workshop: em 2012 tem mais! Iupiii!!!

Não sei exatamente porque demorei tanto a escrever sobre o evento por aqui, acho que foi um pouco de tudo, fique sem Internet em casa, pensei como escreveria, ou até por que fiquei um pouco boba mesmo com o tamanho do nosso evento, tipo a ideia se formou e movimentamos e enfim eramos quase 30 praticantes...foi muito legal! 
Eu e a Gisele Consoli pensamos em tornar este tipo de evento uma tradição por aqui em Pinda e Taubaté.


Gostaria de agradecer a Analu Matsubara por esta presença e disponibilidade (vamos marcar o próximo) e a Gisele pela parceria, também a todos os nossos alunos e praticantes presentes no evento.
Gostaria ainda de agradecer por este 2011 maravilhoso com estes presentes e outros que tem acontecido e desejar que em 2012 a prosperidade, saúde, paz, amor e harmonia continuem reinando em nossas vidas.

Para fechar, coloco aqui o texto lido pela Analu no final da nossa pratica do dia 27/11:
Nosso medo mais profundo não é que sejamos inadequados.
Nosso medo mais profundo é que sejamos poderosos demais. 
É nossa sabedoria, não nossa ignorância, o que mais nos apavora. 
Perguntamo-nos: ´Quem sou eu para ser brilhante, belo, talentoso, fabuloso?´ Na verdade, por que você não seria? Você é um filho de Deus. 
Seu medo não serve ao mundo. 
Não há nada de iluminado em se diminuir para que outras pessoas não se sintam inseguras perto de você.
Nascemos para expressar a glória de Deus que há em nós. 
Ela não está apenas em alguns de nós; está em todas as pessoas. 
E quando deixamos que essa nossa luz brilhe, inconscientemente permitimos que outras pessoas façam o mesmo.
Quando nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta as outras pessoas.
Nelson Mandela

Forte abraço!
Namaskar _/\_