terça-feira, 1 de novembro de 2011

Leveza: pense leve e sinta-se leve


(...) Quando o ásana deve ser flexível e quando deve ser rígido? No movimento, todos os músculos devem ser como as pétalas de uma flor: abertos e flexíveis. Nunca fique rígido ao se mover; enrijeça apenas depois que atingiu a posição. Assim como o agricultor lavra o campo para amainar o solo, o iogue lavra os nervos para que possam germinar e viver melhor. Praticar yoga é remover as ervas daninhas do corpo para que o jardim floresça (lindo!). Se o terreno for muito árido, que tipo de vida poderá medrar ali? Se o corpo for rijo demais e a mente muito rígida, que tipo de vida os aguarda?
Ao contrário da rigidez, a tensão não é boa nem má. Ela precisa estar presente no momento certo, na quantidade certa.
Pesá-la ou equilibrá-la de maneira uniforme é vida. Para os iogues, não há nada nesse mundo que não carregue alguma tensão. Até os cadáverres têm tensão. Você precisa descobrir a dose certa de tensão em seu corpo; ela manterá toda a energia corporal. Tensão demais é agressão. As lesões resultam de agressão, de movmento agressivos, não da prática da yoga. Mas tensão de menos é fraqueza. deve haver no corpo uma tensão correta. Esta é a tensão saudável. Todas as partes do corpo devem ser trazidas à vida.
Lembre-se: nunca enrijeça durante o movimento. Extensão é tensão, mas não é a mesma coisa que rigidez. A rigidez nos deixa frágeis e nos faz perder o equilíbrio.
Devemos alcançar o equilíbrio em todos os níveis do corpo e da existência.
Livro: Luz na vida. - BKS Iyengar.

Forte abraço!
Namaskar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário