
O que é o Yoga?
"Yoga é a cessação dos movimentos da consciência." - "Yoga Sutras" - Patanjali. No sentido mais amplo, Yoga é um dos seis sistemas filosóficos da Índia. O Yoga está ligado ao desenvolvimento pessoal, através do equilíbrio de corpo, mente e espírito. Foi exposto por Patanjali, um grande sábio Indiano, há mais de 2000 anos, no texto clássico conhecido por “Yoga Sutras”.
"When you are fully in the body, you meet the soul" B.K.S. Iyengar
O que é o IYENGAR Yoga?
O nome vem de Bellur Krishnamachar Sundararaja (B.K.S.) Iyengar, um dos yoguis mais influentes de todos os tempos, nascido a 14 de Dezembro de 1918, no Sul da India.
YOGACHARYA B.K.S. IYENGAR começou a prática de Yoga com T. Krishnamacharya, seu cunhado e mestre. Foi apresentado ao Ocidente pelo famoso violinista Yehudi Menuhin.
Vive em Pune (Índia), onde tem o seu Instituto (RIMYI) e é autor de vários livros: “Light on Yoga”, “Light on Pranayama”, “The Art of Yoga”, “Light on the Yoga Sutras of Patañjali”, “The Tree of Yoga", "Light on Astanga Yoga"...
YOGACHARYA B.K.S. IYENGAR começou a prática de Yoga com T. Krishnamacharya, seu cunhado e mestre. Foi apresentado ao Ocidente pelo famoso violinista Yehudi Menuhin.
Vive em Pune (Índia), onde tem o seu Instituto (RIMYI) e é autor de vários livros: “Light on Yoga”, “Light on Pranayama”, “The Art of Yoga”, “Light on the Yoga Sutras of Patañjali”, “The Tree of Yoga", "Light on Astanga Yoga"...
“Light on Yoga” foi publicado pela primeira vez em 1966 e desde essa data tem vindo a ser sucessivamente reeditado.
Foi a primeira obra publicada sobre yoga com a explicação das posturas, técnicas de execução e efeitos de cada uma.
Com B.K.S. Iyengar o yoga foi desmistificado, deixando de ser algo de secreto, exclusivo de alguns e muito pouco acessível, para passar a ser aberto e possível a todos. Ensina desde 1936 e ainda hoje a sua vitalidade, entusiasmo e elegância fazem dele um exemplo vivo e inspirador da força do yoga, onde a prática dita a teoria.
Yogacharya B.K.S. IYENGAR foi nomeado pela TIME MAGAZINE (Abril 2004) como uma das 100 personalidades mais influentes de 2004, dentro da categoria "Heróis e Ícones". É considerado por muitos como o expoente máximo do yoga, tendo dedicado toda a sua vida ao estudo, prática, ensino e divulgação do yoga.
O chamado IYENGAR YOGA®, designação que também desde 2004 passou a integrar o novo Oxford Dictionary of English, baseia-se nos princípios de PATANJALI, e tem como características:
1) Técnica
· Detalhe e precisão na execução das posturas
· Ênfase dado às posturas de pé (tonificantes, desenvolvem a força e o alinhamento correcto, eliminam as tensões e melhoram a circulação)
· Posturas invertidas com suportes e posturas para trás, com efeito calmante para os nervos
· Utilização de suportes: cordas, blocos de madeira, cintos, bancos, cadeiras, mantas - que facilitam a aprendizagem.
2) Sequência das posturas segundo os benefícios gerais ou terapêuticos que se pretende.
3) Tempo de permanência nas posturas.
O IYENGAR YOGA® ajuda cada pessoa a evoluir segundo as suas capacidades. É uma abordagem metódica e progressiva, que dá ênfase à correção dos detalhes e à segurança absoluta.
É uma prática que exige muita atenção, reflexão e introspecção e que contribui para afastar o stress, acalmar os nervos, desenvolver a força de vontade e a concentração. Aumenta a flexibilidade, a força, a saúde e a vitalidade. A prática continuada do yoga influencia-nos a nível orgânico (fisiológico), mental e espiritual, e também ao nível físico.
O IYENGAR YOGA® cultiva as oito disciplinas do yoga (yama, niyama, asana, pranayama, prathyara, dharana, dhyana e samadhi) e é muito mais que ginástica e respiração profunda. Com prática e compreensão percebemos que Asana (postura) é diferente de alongamento ou ginástica, tal como Pranayama (controle da respiração) é diferente de respiração profunda e Meditação é diferente de transe auto-induzido.
"The body is my temple and asanas are my prayers." B.K.S. Iyengar
Texto retirado de http://www.centropatanjali.com/iyengar-yoga/
Forte abraço! Namastê.
Ana Paula
Nenhum comentário:
Postar um comentário