O método certo de executar as asanas traz leveza e ótima disposição tanto para o corpo como para a mente e uma sensação de união do corpo, da mente e da alma.
A prática contínua afetará profundamente o praticante. Vai levá-lo a se disciplinar quanto à alimentação, ao sexo, à higiene e ao caráter; torna-se-á uma nova pessoa.
Depois de se dominar uma asana, ela pode ser feita com facilidade, sem esforço, e não causa desconforto. Os movimentos do corpo tornam-se graciosos. Ao executar as asanas, o corpo do praticante assume numerosas formas de vida encontradas na criação - do inseto mais primitivo ao sábio mais perfeito - e aprende que em todos sopra o mesmo Espírito Universal - o Espírito de Deus. Ele olha pra dentro de si mesmo enquanto faz sua prática, e sente a presença de Deus nas diferentes asanas, executando-as com uma sensação de entrega aos pés do Senhor. (Sugestões e advertências para a prática das asanas - pág.65)
Acho lindo o modo como o Guruji fala que ao praticar os asanas, sentimos a presença de Deus, executando com entrega ao pés do Senhor, isto é Ishvara Pranidhana um dos niyamas, a saber:
Íshvara pranidhána pode ter vários significados conforme os contextos mas são sempre derivações de: “entrega ao Senhor”, “aceitação da vida”, “dedicação a todos os atos”, “auto-entrega”, “renunciar aos frutos da ação (pois todo o ato é dedicado a Íshvara)”, na Bhagavad Guitá aparece-nos a expressão “bhavitam bhavati eva”: aquilo que tiver que ser será.
Íshvara pranidhána implica também shraddha (confiança). Confiar que tudo está bem, confiar no processo de existência para podermos nos entregar sem medos nem receios.
Isto muda a nossa obsessão pelo “eu”, pelo ego que se assume tantas vezes como o responsável pelas ações e cobra seu desfrute. Praticar íshvara pranidhána torna-nos mais humildes, esvazia-nos daquilo que não interessa e nos condiciona deixando espaço para a serenidade e paz.
Nas palavras de George Feuerstein - A Tradição do Yoga : “A devoção e entrega deixa-nos abertos à sensação de que há algo cuidando de nós. Percebemos o vínculo que interliga todas as coisas e sustenta todo este universo.”
Forte abraço!
Namaskar_/\_
Oi Ana paula,
ResponderExcluirTenho vontade de tentar yoga novamente, pois não fui muito bem sucedida da primeira vez, mas como estou de volta à academeia, acho que poderia voltar a yoga tb.
Estou seguindo vc.
Tenha uma ótima 3ª-feira.
Bjs
SORTEIO DA ITÁLIA: mimos importados para vc!
Oi Betty :D, muito bom vc por aqui, gostei muito...
ResponderExcluirEntão, vale muito tentar novamente sim, hoje é tão acessível...vale fazer algumas aulas experimentais para ver qual linha te agrada mais.
Me de noticias sobre sua nova tentativa, tenho certeza que o ponto de vista sera diferente desta vez.
Ótima 3a feira pra vc tbém.
Bjs.
Estou a procura deste livro, A Luz da Ioga. Sabe onde consigo encontrar?
ResponderExcluirOlá Luciano, já vi em muitos sites(extra, americanas, etc)...mas rbem já vi no www.estantevirtual.com.br. Forte abraço!
Excluir