O filme Muito além do Peso começa com um chilique de um garoto de 4 anos que cessa ao ganhar dos pais um copo de refrigerante e um saco de batatas fritas. Parece banal, mas no documentário sobre obesidade infantil dirigido pela paulistana Estela Renner revel-se que essa é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos como diabetes e problemas cardiovasculares.
Aparecem como corresponsáveis da pandemia que atinge 33% de brasileiros a indústria alimentícia, a publicidade, o governo, as escolas e os pais.
O impactante longa foi baseado em pesquisas e entrevistas com especialistas de vários países.
Patrocinado pela ONG Instituto Alana, o filme de 84minutos encontra-se disponível em www.muitoalemdopeso.com.br. Revista Bons Fluidos - abril 2013
Acho necessária e inadiável esta discussão, ou melhor, este consenso sobre obesidade infantil.
Muitos adultos lutam diariamente contra sua indisciplina em relação a alimentação hoje em dia, ainda mais com comidas industrializadas, atraentes e calóricas tão fáceis e acessíveis.
E grande parte da população não atenta para a questão da obesidade infantil, onde fica a origem deste mal? O que podemos fazer para que nossos filhos não sofram com esta questão?
Gostei muito da iniciativa de colocar em um longa imagens e discussões que evitamos, isto, na verdade evitamos, achamos que a criança deve ser sempre bem alimentada, com guloseimas, fast food e etc. E então se esta criança na sua adolescência ou no seu crescimento, não tem a "tendencia" e facilidade de emagrecer ou de se reeducar na alimentação, estabelece aí mais um adulto obeso lutando para perder peso e obter mais saúde.
Não assisti o longa inteiro ainda (adianto que no site rodas apenas parte do filme), mas, foi o suficiente para constatar o que já sei: que a culpa de nossos filhos terem uma expectativa de vida menor que a nossa é TAMBÉM nossa.
Jamie Oliver fala logo de cara que somos preocupados com homicídios e assaltos, porem, a % de mortes através da violência fica quase em ultimo lugar e que doenças cardíacas e outras doenças ligadas a obesidade estão em primeiro lugar e com uma % infinitamente maior).
Da minha parte começo aqui uma divulgação deste filme com o mesmo objetivo de quem o produziu e dirigiu: o de conscientizar e mobilizar a população em relação a nossas crianças.
Logo posto a data em que irei transmitir em minha sala este filme, gratuitamente, é lógico.
Vamos juntos?!?!
Forte abraço!
Namaskar
imagens: http://www.muitoalemdopeso.com.br/, http://www.examiner.com/article/fall-outdoor-yoga-for-kids
Se você observar o mar, vai ver que a vida é mutante como a cidade. Ninguém pode nos rotular. Perder, ganhar, deixar rolar - intensidade agora em algo novo. A vida tem que se renovar.
Marcadores
aulas de yoga
Iyengar Yoga em Pinda
15 bons motivos
auto-estudo
BKS Iyengar
mantra
livros
paz no dia a dia
Iyengar em Pinda
Analu
Vale do Paraíba
tapas
transformação
yoga para mulheres
Paramahamsa Yogananda
Pindamonhangaba
alinhamento
atitudes
criança
nyamas
alma
aprendizado
aquieta a mente
desapego
postura
props
saudação ao sol
tensão
yoga no bosque
Namaskar
Pinda
abhyasa
ahimsa
ansiedade
arrependimento
asana do mês
compaixão
cotidiano
envelhecimento
equilíbrio
evolução
gestantes
longevidade
músculos
ondas cerebrais
recomeçar
vairagya
Bioenergética
Desikachar
Ganesha
Marcos Rojo
Surya
Yogananda
abertura
adhomukha svanasana
anjali mudra
ciclo menstrual
documentário
envoltórios
fadiga
fertilidade
fibromialgia
frequência cerebral
funcionamento das células
insônia
jabuticabeira
mãos em prece
om
passado
sadhana
samskara
yoga para todos
útero
Nenhum comentário:
Postar um comentário