quarta-feira, 17 de abril de 2013

Crianças em alerta

O filme Muito além do Peso começa com um chilique de um garoto de 4 anos que cessa ao ganhar dos pais um copo de refrigerante e um saco de batatas fritas. Parece banal, mas no documentário sobre obesidade infantil dirigido pela paulistana Estela Renner revel-se que essa é a primeira geração a apresentar doenças antes restritas aos adultos como diabetes e problemas cardiovasculares.
Aparecem como corresponsáveis da pandemia que atinge 33% de brasileiros a indústria alimentícia, a publicidade, o governo, as escolas e os pais.
O impactante longa foi baseado em pesquisas e entrevistas com especialistas de vários países.
Patrocinado pela ONG Instituto Alana, o filme de 84minutos encontra-se disponível em www.muitoalemdopeso.com.br. Revista Bons Fluidos - abril 2013

Acho necessária e inadiável esta discussão, ou melhor, este consenso sobre obesidade infantil.
Muitos adultos lutam diariamente contra sua indisciplina em relação a alimentação hoje em dia, ainda mais com comidas industrializadas, atraentes e calóricas tão fáceis e acessíveis.
E grande parte da população não atenta para a questão da obesidade infantil, onde fica a origem deste mal? O que podemos fazer para que nossos filhos não sofram com esta questão?
Gostei muito da iniciativa de colocar em um longa imagens e discussões que evitamos, isto, na verdade evitamos, achamos que a criança deve ser sempre bem alimentada, com guloseimas, fast food e etc. E então se esta criança na sua adolescência ou no seu crescimento, não tem a "tendencia" e facilidade de emagrecer ou de se reeducar na alimentação, estabelece aí mais um adulto obeso lutando para perder peso e obter mais saúde.
Não assisti o longa inteiro ainda (adianto que no site rodas apenas parte do filme), mas, foi o suficiente para constatar o que já sei: que a culpa de nossos filhos terem uma expectativa de vida menor que a nossa é TAMBÉM nossa.
Jamie Oliver fala logo de cara que somos preocupados com homicídios e assaltos, porem, a % de mortes através da violência fica quase em ultimo lugar e que doenças cardíacas e outras doenças ligadas a obesidade estão em primeiro lugar e com uma % infinitamente maior).
Da minha parte começo aqui uma divulgação deste filme com o mesmo objetivo de quem o produziu e dirigiu: o de conscientizar e mobilizar a população em relação a nossas crianças.
Logo posto a data em que irei transmitir em minha sala este filme, gratuitamente, é lógico.
Vamos juntos?!?!
Forte abraço!
Namaskar
imagens: http://www.muitoalemdopeso.com.br/http://www.examiner.com/article/fall-outdoor-yoga-for-kids

Nenhum comentário:

Postar um comentário